Informação e Planejamento Logístico
O desempenho do planejamento e controle gerencial depende da qualidade, forma e precisão das informações disponíveis.
As informações gerenciais auxiliam a projetar e a controlar o sistema logístico, identificar onde os dados são obtidos, como o sistema manipula esses dados e em que forma a informação é mais útil para o pessoal de logística.
Definição.
O sistema de informações gerenciais refere-se a todo equipamento, procedimentos e pessoal que criam um fluxo de informações utilizadas nas operações diárias de uma organização e no planejamento e controle global das atividades da mesma. Pode incluir o uso de computadores, mas estes não são obrigatórios. Uma quitanda precisa de um bom sistema de informações para registro de estoque, preços e contabilidade, assim como uma incorporação muito grande.
Um sistema de informações gerenciais é um sistema integrado homem/máquina, que providencia informações para apoiar as funções de operação, gerenciamento e tomada de decisão numa incorporação. O sistema utiliza hardware e software de computadores, procedimentos manuais, modelos gerenciais e de decisão e uma base de dados. O sistema de informações tem um papel de suporte à administração; está relacionado com todas as atividades da organização e, geralmente, usa computadores de alguma forma.
Sistema de informações logísticas (SIL) é um subsistema do sistema de informações gerenciais (SIG), que providencia a informação especificamente necessária par a administração logística.
As necessidades logísticas podem ser separadas em quatro níveis. A natureza da atividade indica não apenas o nível organizacional como também sua abrangência.
1. O nível mais baixo refere-se às transações e às consultas. Exemplos dessas atividades são consultas sobre o andamento de pedidos, verificação de estoque, preparação de manifestos e cotações de frete. Estas interações com o sistema ocorrem com grande frequência e, portanto, a velocidade da informação