Diabetes Mellitus
Introdução
O diabetes é uma doença metabólica caracterizada por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos. Pode resultar de defeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos, por exemplo, destruição das células beta do pâncreas, resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros. (BRASIL, 2006)
O diagnóstico do diabetes baseia-se fundamentalmente nas alterações da glicose plasmática de jejum ou após uma sobrecarga de glicose por via oral. A medida da glico-hemoglobina não apresenta exatidão diagnóstica adequada e não deve ser utilizada para o diagnóstico de diabetes. (GROSS et al, 2002).
Este estudo tem como objetivos estabelecer um plano de cuidados para um paciente portador de diabetes mellitus, através do exame físico e de todo processo de enfermagem usando a SAE para prevenir complicações decorrentes da doença;
Estabelecer medidas de orientações em prevenção e promoção em saúde para a paciente ter um melhor enfrentamento da doença e para melhora do padrão de sua vida.
Pretende minimizar ou mesmo sanar dúvidas do paciente a respeito da patologia abordada, bem como, ampliar conhecimentos na atuação da Enfermagem diante de patologias de tal importância.
Este trabalho foi realizado para obtenção de maior conhecimento, e foi composto pelo estudo da SAE, anatomia e fisiologia do pâncreas, diabetes mellitus tipo 2, estudo farmacológico, pé diabético, diagnóstico e prescrição de Enfermagem.
Metodologia
Este estudo é do tipo estudo de caso que segundo Gil, 2011 é composto por um estudo profundo de uma ou mais pessoas, sendo visto como um método exploratório de técnica psicoterápica ou