Administração de Produção e Logística
Santa Cruz do Sul, Junho de 2013.
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO
03
2. ESTUDO DE CASO 01- FLUXO DE CAIXA X TIR
3. ESTUDO DE CASO 02- TEORIAS DE LIDERANÇA
04
05
4. ESTUDO DE CASO 03- CONTROLE TOTAL DA QUALIDADE
5. ESTUDO DE CASO 04- GESTÃO ESTRATÉGICAS
6. ESTUDO DE CASO 05- PROJETO DE MERCADO
7. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
06
10
12
14
1- APRESENTAÇÃO
Hoje as empresas buscam cada vez mais reduzir seus custos operacionais e melhorar constantemente suas tecnologias empregadas em produção, novos sistemas, ou até mesmo softwares especializados em produção, visando o mercado cada vez mais competitivo e globalizado.
Com a implantação de um Sistema e controle da Produção, MRP II, dirigido especialmente e controlado pelo Planejamento e Controle da Produção (PCP), uma empresa de médio porte, tem com esses sistemas integrados podem gerar grandes novidades para a área industrial e para toda a organização em relação às mudanças, novos processo e procedimentos.
Devemos observar que existem diversas alternativas de técnicas e lógicas que podem ser utilizadas, com este objetivo. A principal tem sido mais extensivamente usada ao longo dos últimos 15 anos, estamos falando dos Sistemas MRP II, que se baseiam fundamentalmente na lógica do calculo de necessidades de recursos a partir das necessidades futuras de produtos, que são agregados juntos nos sistemas de programação da produção, que utilizam fundamentalmente das técnicas de simulação em computador. Independente da lógica que utilizem os sistemas de administração da produção, para atingirem seus objetivos e cumprirem seu papel de suporte, dos objetivos estratégicos da organização, deve ser capaz de apoiar e dar ferramentas aos tomadores de decisões a: (CORRÊA; GIANESI; CAON, 1997, p. 17). Este trabalho tem como objetivo a análise de cinco estudos de casos, para consolidação da