logistica e administração de produção
Disciplina: Processos Organizacionais
Prof. Responsável: Synesio C. Filho
ANÁLISE INFORMACIONAL E O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
O processo decisório no contexto das organizações. Análise das variáveis, incertezas e riscos das decisões organizacionais
Introdução ao Tema:
O processo decisório dentro das organizações está tão presente que se pode confundir administração com tomada de decisão. Isto acontece em todos os níveis, seja no chão-de-fábrica ou no topo responsável pela administração estratégica da empresa.
O aumento das informações disponíveis em tempo real e a complexidade do ambiente no qual as organizações estão inseridas exigem decisões rápidas e precisas para a sobrevivência sua e de seus indivíduos.
A atividade de tomar decisões é crucial para as organizações. Esta atividade acontece todo o tempo, em todos os níveis, e influencia diretamente a performance da organização. Este processo precisa ser bem compreendido para ser levado a bom termo.
O ato de tomar decisão é inerente a todos os seres humanos. Este ato acontece nas mais variadas circunstâncias, idades e posições sociais dos indivíduos. A simples escolha de um programa de TV ou de um vestuário envolve um processo de tomada de decisão. Também os demais animais tomam decisões. O predador, quando escolhe o caminho e o momento para atacar a presa, está tomando uma decisão.
A decisão, de modo genérico, possui dois objetos: a ação no momento e a descrição de um futuro (Simon, 1965, p.54). Esta ação no momento possui uma qualidade imperativa, pois seleciona um estado de coisas futuras em detrimento de outro e orientam o comportamento rumo à alternativa escolhida. A descrição de um estado futuro, num sentido estritamente empírico, pode ser correta ou errada.
A organização é um local onde as decisões são freqüentemente tomadas e é este processo que constantemente reorienta seus objetivos. Estas são as decisões administrativas, que, impactam imediatamente ou