3º geração do Modernismo
Define-se um período do modernismo que se iniciou em 1945 e foi ate 1960, alguns estudiosos nomeiam essa fase como Pós-moderna e segundo os mesmo esta e ainda estaria se desenrolando ate a data atual.
Este período é representado principalmente pela “PROSA”. Na 3º fase do modernismo há varias publicações de vários contos, crônicas e romances e há também a continuidade de 3 tendências já ocorridas na 2º fase do modernismo. Que são:
#Prosa Urbana: Contos que polarizam o conflito do individuo e o meio social, destacam-se, “ Dalton Trevisan, Rubem Braga, Lygia Fagundes Telles”, que também produziu romances.
#Prosa Intimista: Se concentra na sondagem psicológica, características marcantes das produções de Clarice Lispector. Destacam também, “Lygia Fagundes Telles e Antônio Olavo Pereira”.
#Prosa Regionalista: O Primeiro autor da tendência foi, “Bernardo Guimaraes”, no século XIX, a prosa regionalista recebeu inovações linguísticas e temáticas vindas de Guimarães Rosa.
Outros Nomes importantes para a Prosa regionalistas foram, “Herberto Sales, Mario Palmeiro e Bernardo Ellis”.
Principais Autores: Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Joao Cabral de Melo Neto. Algumas obras de grande destaque do modernismo são: “Macunaíma”, de Mario de Andrade; “Abaporu”, de Tarsilha do Amaral; “A Bagaceira”, de José Américo de Almeida; “A Hora das Estrelas”, de Clarice Lispector e “ Livro de Sonetos” de Vinícius de Morais.
Após o Estado Novo (1937-1945), caracterizado pela ditadura de Vargas, o pais passou por um processo de redemocratização através de uma politica populista. De um lado esta a politica, acertou a intervenção do Estado na economia e de outro e permitiu a introdução das multinacionais. Inserindo definitivamente o Brasil no texto do capitalismo internacional.
A Geração de 45 é então,“ Passadista”, acadêmica, inexpressiva em termos de grande autores, grandes obras mesmo abordando termos contemporâneo pela Prosa brasileiro neste período.
A