Informação e conhecimento na nova ordem mundial
Curso: Tecnólogo em Logística
Disciplina: Economia e Mercado
-------------------------------------------------
Informação e conhecimento na nova ordem mundial
O cenário mundial sofreu grandes transformações na década de 80 sendo elas tecnológicas, organizacionais, comerciais, financeiras, institucionais e culturais.
Dessa forma cada autor tenta abordar o assunto representando diferentes características.
Harvey por exemplo, destaca essas transformações em relação as mudanças técnicas no setor econômico nos níveis micro, meso e macroeconômicos.
De 1965 a 1973 tornou-se clara a incapacidade do Fordismo e do Keynesianismo para contradizer o capitalismo, onde os sistemas de produção em massa impediam a flexibilidade de planejamento presumindo o crescimento estável em mercados invariantes devido sua rigidez impedindo o acúmulo de capital e o preço da matéria prima tornava-se muito alto.
Assim surgiu a nova ordem mundial, que se apóia em uma revolução informacional que trouxe mudanças radicais no padrão de acúmulo de capital denominada no fim do séc. XVIII como Revolução Industrial, porém desta vez ao invés do trabalho braçal, o trabalho com o cérebro investindo em sofisticação para a as máquinas, onde a base de crescimento é o conhecimento e a informação.
Abriam-se novas possibilidades de crescimento por oferecer a expansão da produção obtendo-se maior controle e criando um novo conceito ultilizando da forma mais prática o tempo e o espaço.
A informação e o conhecimento são fontes inesgotáveis e muito consumidas principalmente com a construção de novos softwares e toda espécie de informação eletrônica.
A forma de cobrança do uso destes meios também tornou-se muito mais ágil e rá pida por ser totalmente informatizada e muitas vezes são até imperceptíveis.
Resultando das tecnologias da informação destaca-se a nova ordem como sociedade rede (network society), onde se foca na desmaterialização como fator de produção.
Entretanto, o conteúdo da