informação gerencial
O Asterisk é um Software Livre, portanto de código aberto, que implementa em software os recursos encontrados em um PABX convencional, utilizando tecnologia de VoIP.
Inicialmente desenvolvido pela empresa Digium, hoje recebe contribuições de programadores ao redor de todo o mundo. Seu desenvolvimento é ativo e sua área de aplicação muito promissora.
Características
O Asterisk utiliza protocolos abertos tais como SIP, MGCP e IAX para realizar a sinalização das chamadas telefônicas na rede IP.
É possível utilizar o Asterisk como:
Media gateway - Entre a RTPC e a rede IP (fazendo uso de hardware especial).
URA ou Media server - Tocando mensagens pré-programadas ou com interatividade via DTMF, como música de espera ou menu de atendimento.
Correio de voz - Permitindo gravar recados
PABX IP - Fazendo controle de encaminhamento de chamadas intra e inter-terminais.
Baixando e Instalando
Usando GNU/Debian basta usar o apt-get para ter uma instalação funcional do Asterisk em poucos minutos: apt-get install asterisk
TRIXBOX (Antigamente denominado AsteriskAthome)
O Trixbox é uma distribuição Linux baseada no CentOS que foi criada para ser instalado e estar pronto para uso. A experiência com o Asterisk fica então facilitada, necessitando de apenas uns poucos ajustes para que esteja em pleno funcionamento. O Trixbox contém a versão completa do Asterisk e outros softwares pré-configurados no CD que fazem a auto-instalação/configuração de um PABX altamente funcional.
Instalação e Configuração
Hardware Necessário
Quanto mais rápido o sistema utilizado para rodar o Asterisk, mais chamadas simultâneas ele conseguirá realizar. Um computador com processador Pentium III 500MHz e 128MB de memória RAM é suficiente para uso pessoal residencial.
Hardware mínimo recomendado para uma aplicação com 10 canais simultâneos: Processador Intel 900Mhz (Mínimo); Memória RAM de 512 mb.
VoIp
Vozsobre IP, também chamada de VoIP (Voice over Internet Protocol),