Informação gerencial contabilidade
A informação gerencial contábil na gestão do administrador
RESUMO
Este artigo tem como objetivo, apresentar a contabilidade, não apenas como um sistema de informações tributárias e burocráticas, mas também, como um instrumento de gestão nas empresas, fazendo um breve estudo da história da contabilidade e aprofundando-se na compreensão da contabilidade gerencial. Através da pesquisa básica bibliográfica, tendo como fonte, livros e artigos científicos nas áreas de administração e contabilidade, procura-se esclarecer a importância da contabilidade gerencial como uma fonte de informação indispensável ao empreendedor, auxiliando-o desde o fisco, até no processo de identificar, mensurar, reportar e analisar os dados, para transformá-los então, em informações que auxiliarão o administrador na gestão da empresa e principalmente nas tomadas de decisões.
Palavras-chave: Contabilidade Gerencial. Dados. Informações. Decisão
1 INTRODUÇÂO
A administração e a contabilidade exercem um grande papel dentro de uma organização, mesmo tendo funções diferenciadas, elas acabam complementando-se durante a administração das empresas. O administrador faz um controle e direção de empresas, tendo como objetivo a maior produtividade. Já o contador planeja e coloca em prática um sistema de informação para uma organização, buscando prover os usuários com informações econômico-financeiras sobre seu patrimônio e suas mutações.
A administração é o ramo do conhecimento que cuida da gestão dos recursos e do processo decisório. A contabilidade, por sua vez, cuida do patrimônio da organização, expresso monetariamente e registra e fornece informações financeiras. Portanto, por um lado, a função principal do administrador é a de gerir a organização e, por conseguinte, tomar decisões, por outro lado, o contador tem, dentre outras responsabilidades, a função de cuidar da informação contábil e fornecer subsídios para que o administrador