Informatização empresarial
A informação é possivelmente o principal mecanismo de poder criado e utilizado pelo ser humano. Nos últimos anos temos vivenciado uma grande transformação em nossa sociedade. Muitos autores chamam esse período de Sociedade da Informação. A principal característica dessa nova definição encontra-se na velocidade de troca e difusão de informações dentro da sociedade.
A informática está crescendo e adquirindo mais espaço a cada momento em todos os setores da vida humana, contribuindo na melhoria das escolas, nas pesquisas científicas, meio ambiente, comunicação, interatividade e em uma gama de outras áreas, sendo assim determina-se indispensável para não termos limite de desenvolvimento.
A disseminação dos recursos tecnológicos e das técnicas derivadas da informática é hoje um dos principais aspectos do processo de transformação das sociedades nos campos tecnológicos, econômicos, políticos, educacionais e culturais.
Na geração de conhecimentos, a informática amplia e expande as funções de percepção e análise de homem possibilitando uma maior facilidade de reprodução e transferência de informações ampliando a capacidade de progressão dos indivíduos.
Num determinado nível de analise, a informática é o aperfeiçoamento de uma extensa vastidão de aparelhos e técnicas transmissoras e operadoras de informação. Analisando o processo de automação dos meios de produção das fabricas das empresas e outros serviços pode-se ver que esse tema é um assunto profundamente marcante. Linhas inteiras dependem de computadores para que executem seus trabalhos, administradores dependem de vídeos-conferência para alcançar seus clientes, grandes edifícios dependem de sistemas computacionais para controlar a segurança, bancos mantêm seus bancos de dados totalmente informatizados. A sociedade como um todo já depende de computadores. Se todos esses computadores parassem de funcionar um desastre provavelmente aconteceria. A raça humana teria que regredir a uma etapa anterior à era