Informatica
Memória RAM é a memória responsável pela recepção dos dados enviados pela CPU. Tudo o que é processado fica residente na memória RAM até que de lá saia através de comandos operacionais ou quando desligamos a máquina. Por exemplo: quando utilizamos um processador de textos, as informações digitadas estão sendo armazenadas na memória RAM. Se desligarmos o computador os dados serão irremediavelmente perdidos. Por essa razão, os aplicativos nos questionam se desejamos Salvar. O ato de Salvar garante a gravação dos dados, que estão em RAM, no disco rígido. Devido a esta característica, dizemos que a memória RAM possui conteúdo volátil.
Através da RAM podemos também recuperar dados (ler os dados) dos dispositivos de armazenamento ( HD, CD, DVD, etc.), executando o processo contrário de quando gravamos ali nossas ações. Isso define outra característica importante dela, em que podemos considerá-la como memória de leitura e escrita. Para o usuário, esta é memória mais importante.
As memórias DDR (Double Data Rating) estão cada vez mais presentes nos computadores e são consideradas as substitutas naturais das memórias SDRAM. Isso se deve a vários fatores, entre eles, a sua rapidez.
Memória ROM: Esta possui funções pré-definidas, não permitindo acesso por parte do operador. Somente a CPU a utiliza para fins diversos, tais como se informar sobre os dispositivos encontrados no sistema, a data e hora atualizadas, dentre outras informações de cunho técnico para o correto processamento dos dados. Portanto, sua principal característica é permitir acesso apenas para leitura. Não é volátil, portanto, não perde os dados quando o computador é desligado. Dá-se o nome de firmware para o software gravado dentro da ROM. O firmware de um aparelho é para ele como um sistema operacional "particular". Vários aparelhos eletrônicos usam essa tecnologia, como leitores de DVD, placas de computador, celulares etc.
Memória Cache (lê-se kéchi)
É