informatica
As festas juninas, as principais festas representativas da cultura do Nordeste, são comemoradas no mês de junho. Festejadas com danças típicas como a quadrilha e o forró, bandeirolas, balões e fogos de artifício, fazem homenagem aos santos católicos Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06). As comidas de milho e de coco são típicas da época, entre elas, a canjica, a pamonha, o bolo de milho e o pé de moleque preparado com massa de mandioca, o milho assado, o milho cozido, o quentão etc. A cidade de Caruaru no estado de Pernambuco é considerada a capital do forró, e a cidade de Campina Grande na Paraíba, é reconhecida por realizar o maior São João do mundo.
Frevo.
O frevo dança típica do carnaval pernambucano, foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Essa dança se caracteriza pelo ritmo acelerado, onde os passistas realizam passos acrobáticos, levando numa das mãos a típica sombrinha colorida do frevo.
O Bumba-meu-boi
Bumba-meu-boi, Boi-bumbá ou Pavulagem é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno da morte e ressurreição de um boi. Como dança dramática, o bumba-meu-boi adquiriu, com a passagem dos anos algumas caterísticas dos autos medievais, o que lhe dá o caráter de veículo de comunicação.
O Coco
O coco é um ritmo originário de Pernambuco. O nome refere-se à dança e ao som deste ritmo. Coco significa cabeça, de onde vêm as músicas, de letras simples. Com influência africana e indígena, é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, em fileiras ou em círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino.