informatica
Figura 1- Arduino Uno. 6
Sumário
1. Introdução 4
2. Desenvolvimento 5
2.1 Principais componentes 5
2.2 História do Arduino 5
2.3 Arduino 6
2.3.1 Tipos de Arduinos 6
2.4 Interface de Desenvolvimento- IDE. 13
2.5 Cooler 14
2.5.1 Tipos de cooler 14
2.7.1 Motores DC 25
1. Introdução
País de clima tropical, com temperaturas que podem ultrapassar os 40ºC na maior parte das regiões, o Brasil é um país extremamente favorável para diversos setores, tais como: turismo, produção agrícola, ciência e tecnologia, etc. Mas por outro lado, as altas temperaturas se tornam prejudiciais para o funcionamento adequado dos equipamentos eletrônicos que necessitam de clima ameno para seu melhor desempenho.
Segundo Steve Horton, quando um desses equipamentos superaquece, pode causar muitos problemas de funcionamento interno significativos para a operação e manutenção do equipamento.
Há muitas maneiras de corrigir este problema relativamente comum e evitar superaquecimento, para que ele não cause o congelamento agravante e outras interrupções inesperadas que podem resultar na perda de trabalho ou arquivos importantes.
Observa-se que é comum alguns usuários removerem a tampa lateral do gabinete com o intuito de reduzir o aquecimento interno, mas tal atitude pode não ser a mais adequada, pois pode causar riscos de pequenos acidentes com o equipamento interno, de forma não intencional.
Tendo em vista essa realidade, pretende-se desenvolver um projeto em conjunto com uma plataforma prototipagem Arduino, que por meio de um sensor de temperatura verificará a temperatura interna do gabinete, que por sua vez, acionará o servo motor, onde este abrirá abas laterais ao gabinete, e com o auxílio de coolers aumentará a circulação interna de ar dentro do mesmo, com o intuito de reduzir o superaquecimento, visando um melhor desempenho do equipamento.
2. Desenvolvimento
Neste capítulo descrevem-se os componentes utilizados para o desenvolvimento