informatica
As mensagens nem sempre estão evidentes e compreendidas somente nos elementos lexicais (nas palavras presentes no texto). Às vezes, é preciso acionarmos vários mecanismos mentais para darmos conta do que elas têm para nos dizer.
Na aula 9, você estudou que metáfora é uma figura de linguagem que indica duas características semânticas comuns entre dois conceitos ou ideias; que é, principalmente, uma forma de ver uma coisa em termos de outra, pois trata-se de um tipo de comparação em que, embora o termo comparativo entre os dois elementos (tal como, como, são como, tanto quanto, etc) esteja implícito, oculto, pode-se estabelecer uma relação de semelhança entre eles.
Você estudou também que a metonímia é uma figura de linguagem que consiste no emprego de um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido, por efeito de contiguidade, de associação de ideias que pode ser estabelecida em vários níveis: causa pelo efeito, sinal pela coisa significada, autor pela obra, inventor pela invenção etc..
Apresente exemplos destes dois (2) tipos de figura de linguagem identificando se se trata de metáfora ou metonímia e indicando as relações que estão implícitas nos exemplos apresentados.
Ficarei aguardando.
Um abraço,
Mara Haum
Metáfora - É uma figura de estilo (ou tropo linguístico), que consiste numa comparação entre dois elementos por meio de seus significados imagísticos, causando o efeito de atribuição "inesperada" ou improvável de significados de um termo a outro. Didaticamente, pode-se considerá-la como uma comparação que não usa conectivo (por exemplo, "como"), mas que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada.
Exemplo:
1º A Amazônia é o pulmão do mundo.
2º Na sua mente povoa só maldade.
No primeiro exemplo temos a metáfora impura, pois estão presentes os dois termos de comparação (Amazônia-pulmão); no segundo exemplo temos a metáfora pura, pois não está presente