Informatica
Discente:
Suidique Sacoor Pirbai Remutula Nº 132007067
Introdução
O osciloscópio é um instrumento que permite observar numa tela plana uma diferença de potencial (ddp) em função do tempo, ou em função de uma outra ddp. O elemento sensor é um feixe de electrões que, devido ao baixo valor da sua massa e por serem partículas carregadas, podem ser facilmente aceleradas e deflectidas pela acção de um campo eléctrico ou magnético.
A diferença de potencial é lida a partir da posição de uma mancha luminosa numa tela rectangular graduada. A mancha resulta do impacto do feixe de electrões num alvo revestido de um material fluorescente.
Como muitas grandezas físicas são medidas através de um sinal eléctrico, o osciloscópio é um instrumento indispensável em qualquer tipo de laboratório e em situações tão diversas como o diagnóstico médico, mecânica de automóveis, prospecção mineral, etc. O osciloscópio permite obter os valores instantâneos de sinais eléctricos rápidos, a medição de tensões e correntes eléctricas, e ainda frequências e diferenças de fase de oscilações.
O osciloscópio é essencialmente constituído por duas partes:
• Tubo de raios catódicos com tela fluorescente; • Circuitos electrónicos.
Procedimento Experimental
[pic]
1. Identificação
Identificou-se todos os botões e selectores do painel do osciloscópio.
1. Experimentação
Experimentou-se todos os botões e selectores do painel.
1. Ligar
Ligou-se o osciloscópio e centralizou-se o traço horizontal que apareceu no ecrã usando o botão Position.
1. Ajustar Ajustou-se a intensidade da linha para o valor médio.
1. Velocidade Escolheu-se a velocidade de varrimento lenta de modo a poder ver-se o ponto a percorrer o ecrã com o selector de Tempo / Divisão.
Tempo/divisão = 20ms d = 0,1m
V = 50m/s
1. Registar Valor Pôs-se o selector