Usando uml na prática
Uma Abordagem Prática
Gilleanes T. A. Guedes
Novatec Editora
17
Capítulo 1
Introdução à UML
A UML (Unified Modeling Language ou Linguagem de Modelagem Unificada) é uma linguagem visual utilizada para modelar sistemas computacionais por meio do paradigma de Orientação a Objetos. Essa linguagem tornou-se, nos últimos anos, a linguagem padrão de modelagem de software adotada internacionalmente pela indústria de Engenharia de Software.
Deve ficar bem claro, no entanto, que a UML não é uma linguagem de programação e sim uma linguagem de modelagem, cujo objetivo é auxiliar os engenheiros de software a definir as características do software, tais como seus requisitos, seu comportamento, sua estrutura lógica, a dinâmica de seus processos e até mesmo suas necessidades físicas em relação ao equipamento sobre o qual o sistema deverá ser implantado.
Todas essas características são definidas por meio da UML antes do software começar a ser realmente desenvolvido.
1.1 Breve Histórico da UML
A UML surgiu da união de três metodologias de modelagem: o método de Booch, o método OMT (Object Modeling Technique) de Jacobson e o método OOSE (ObjectOriented Software Engineering) de Rumbaugh. Estas eram, até meados da década de
90, as três metodologias de modelagem orientada a objetos mais populares entre os profissionais da área de desenvolvimento de software. A união dessas metodologias contou com o amplo apoio da Rational Software, que incentivou e financiou a união das três metodologias.
O esforço inicial do projeto começou com a união do método de Booch com o método
OMT de Jacobson, o que resultou no lançamento do Método Unificado no final de 1995.
Logo em seguida, Rumbaugh juntou-se a Booch e Jacobson na Rational Software e seu método OOSE começou também a ser incorporado à nova metodologia. O trabalho de Booch, Jacobson e Rumbaugh, conhecidos popularmente como “Os Três Amigos”, resultou no lançamento, em 1996, da primeira versão da UML