informatica
Daniel Vargas, Daniele Toescher, Diego Dotto, Júlio Cunha e Marcus Becker
Resumo: Com o presente artigo pretendemos mostrar superficialmente as diferentes tecnologias em nível de hardware para a proteção do sistema. Buscamos relatar as características, funcionamento e quando surgiram essas tecnologias.
1. Introdução
Atualmente os computadores estão presentes nas casas de muitas pessoas, em sua maioria leigos em informática. Muitos softwares maliciosos como malwares, cavalos de Tróia e worm’s estão cada vez mais desenvolvidos com isso empresas que produzem hardware criaram mecanismos automáticos, e independentes de software, para a proteção de dados dos usuários. Alguns destes sistemas de segurança são Execute Disable (XD), No Execute (NX), Data Execution Protection (DEP), Enhanced Virus Protection (EVP) e Trusted Platform Module, que abordaremos neste artigo.
2. Enhanced Virus Protection (EVP)
A fabricante de processadores AMD emprega o EVP, o qual atua em conjunto com certos sistemas operacionais (Windows Vista e XP SP2, Linux, Solaris, etc.), reduzindo significativamente os problemas com vírus, worms, cavalos de tróia e outras ameaças. Segundo AMD (2011), o EVP atua por meio de um mecanismo denominado No Execute (NX), que rotula determinadas áreas da memória volátil como “apenas dados”, ou seja, impede que sejam executadas operações maliciosas que possam corromper e manipular dados. Os processadores que utilizam esta tecnologia são: AMD ,Phenom X4 Quad-Core, AMD Athlon Dual-Core, AMD Athlon for Desktop, Mobile AMD Athlon, AMD Turion 64 X2 Dual-Core Mobile Technology e AMD Sempron.
3. No Execute (NX) ou Execute Disable (XD)
O No Execute (NX), nomenclatura usada pela AMD®, Execute Disable (XD), nomenclatura usada pela Intel®, ou PadLock Security Engine, da VIA Technologies®, é uma tecnologia usada em alguns processadores e sistemas operacionais que separa de modo rígido as áreas de memória que podem ser usadas para