sistema cardio vascular
Uma incrível máquina capaz de bombear sangue por todo o corpo, com uma incrível pressão, uma média de 120x80 mmHg o que significa segundo estudos realizados pelo doutorando em física Bruno Taketani. O equivalente a pressão que uma pessoa de 60 kg faz exerce sobre o chão.
Algo incrível se pensarmos que o coração humano saudável pesa de 250 a 400 gramas, e de tamanho um pouco maior que um punho fechado de uma pessoa adulta.
O coração de um feto começa a bater em médica 21 dias após a concepção, em uma velocidade de batimento próximo ao da mãe, de 70 a 80 vezes por minuto.
O coração é responsável pelo bombeamento de sangue pelo corpo, sangue que leva nutrientes e oxigênio para os demais tecidos os nutrindo.
O coração humano é dividido por um septo vertical em duas metades e cada metade é formada por 2 câmaras, uma aurícula superior e um ventrículo inferior, formando os átrios direito e esquerdo e os ventrículos direito e esquerdo.
O sangue entra no coração vindo dos demais tecidos pela veia cava inferior e superior, adentrando o átrio direito um sangue pobre em oxigênio, e devido a uma contração passa pelo átrio D, em direção ao ventrículo direito devido a contração do átrio passa pela valva tricúspide e é enviado ao ventrilo D, após a passagem do sangue a valva tricúspide é fechada para evitar um refluxo, na sequência a uma contração do ventrículo que impulsiona o sangue em direção a artéria pulmonar, passando pela valva Pulmonar e indo em direção aos pulmões.
No pulmão ocorre a oxigenação do sangue, conhecida como hematose pulmonar
O oxigênio que é inspirado no ar que respiramos, chega até os alvéolos pulmonares, onde ocorre a troca gasosa, através de suas finas paredes e combina se com a hemoglobina das hemácias, Ao mesmo tempo o dióxido de carbono, transportado pelo sangue faz o percurso inverso, misturando se com o ar alveolar. O movimento dos gases ocorre devido a diferença de pressão. O oxigênio com elevada