informatica
A educação a distância foi considerada durante muito tempo como uma modalidade inferior de educação, e que só servia para pessoas que não tinham condições de pagar por um curso regular e optavam por cursos profissionalizantes de baixa qualidade. Outro ponto censurado nas primeiras iniciativas de ensino a distância, no Brasil, eram as possíveis fraudes nas avaliações, já que o estudante fazia os exames em casa e os enviava pelo correio - nada impediria que alguém de menos honestidade pedisse a outra pessoa com mais competência que respondesse às questões por ele. Mas isso é passado. O ensino a distâcia passa por um momento de pujança e de credibilidade, no Brasil e no mundo. Os índices de aprovação ultrapassam 85% e a evasão é de cerca de 8%, números excelentes, se comparados ao ensino presencial. Mais de cinco milhões de estudantes, em quase mil instituições públicas e privadas - inclusive corporativas - encontram, nos modernos sistemas de educação a distância, um elemento fundamental de educação.
Para muitos, a educação a distância é um dos meios mais fáceis para conseguir um curso superior gastando pouco, decidindo seus horários e tendo de comparecer somente em dias de prova. Para outros, estes pontos não são tão positivos assim, pois garantem que há uma falha na comunicação com professores e também com a passagem de informações. Embora muitos digam que o EAD1 tenha mais benefícios do que malefícios, ainda é uma das maneiras mais optadas por aqueles que trabalham durante o dia e desejam ter um diploma em algum curso superior para mudar de profissão.
Desafios do Ensino a Distância
Algumas pessoas desenvolveram a falsa ideia de que o ensino a distância é mais fácil que o presencial. Partem da análise simplória de que na EAD o aluno estuda em casa, na hora que quer e no dia que deseja e sem a presença física do professor, por isso, o estudo seria mais fácil e sem maiores cobranças por parte do