informatica
MIRIAN LIMA NINA DE AZEVEDO
ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO: NA CAPTURA DOS FRIEDMANS
Belém/PA 2013 O caso dos Friedmans ocorreu no ano de 1988, em Long Island, uma ilha no estado de Nova York. O diretor do documentário, Andrew Jarecki, pretendia fazer um documentário sobre os palhaços daquela localidade que se apresentam em festas (clowns), e um deles seria Silly Billy, personagem que David Friedman representava.
No entanto, Jarecki observou que, por trás daquele aparente palhaço alegre, existia um homem triste, com sofrimento, ou seja, há uma discrepância entre comunicação, percepção. Contudo, David não expressa seu real sentimento. Entretanto, com a aproximação dos dois, David acabou relatando, ao diretor, a história de seu pai e de sua família. O que pareceu instigante para Jarecki foi descobrir que a história daquele grupo familiar poderia ser contada não só por intermédio do discurso do filho, David, mas também com o auxílio de extenso material filmado pelo pai, Arnold, desde o início do namoro deste com Elaine Friedman, mãe de seus três filhos.
Além desses “filmes de família”, havia fotos e filmes da infância de David. Como Arnold, o pai, filmava os eventos em família, David passou a filmar as reuniões familiares durante o processo investigativo no qual o pai e o irmão caçula foram envolvidos, talvez com um desejo de um dia trazer à tona uma outra versão