Informatica
21-23 de Junho de 2004 USP/São Paulo/SP - Brasil
Elaboração de Artigos Científicos
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO
FEA/USP
DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS NAS
ARQUITETURAS CLIENT SERVER E WEB BASED:
ASPECTOS ESTRATÉGICOS
Eduardo de Oliveira
MBA TI – Turma 8
DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS NAS ARQUITETURAS
CLIENT SERVER E WEB BASED: ASPECTOS ESTRATÉGICOS
Eduardo de Oliveira
Resumo
Este artigo visa à identificação das características de adequação das plataformas cliente-servidor e WEB ao desenvolvimento de projetos, identificando os fatores estratégicos que podem ser obtidos em cada modelo. Para elaboração deste, foram utilizados tanto pesquisas em meios confiáveis e produtores de pesquisas de tendências, como o Gartner Group, quanto nos sistemas desenvolvidos e na experiência que estes propiciaram a este autor.
Projetos onde o modelo Cliente-Servidor se adequam, são aqueles onde há a necessidade de utilização de componentes complexos, de interação real-time, acesso ao hardware, etc. Porém há o custo de licença e necessidade de atualização e evolução de componentes. O modelo WEB adequa-se a projetos onde há a necessidade de mobilidade, interação maior com clientes e fornecedores, design para prover uma melhor produtividade, etc. Porém há a preocupação com a segurança de acesso às informações e mesmo com o design das páginas. Vale lembrar que este ultimo modelo representa a atual tendência de mercado e que as características especiais de cada modelo devem ser consideradas tanto no desenvolvimento quanto na gestão do legado.
O modelo WEB ainda não apresentou todas as funcionalidades do modelo Cliente-Servidor. Já este último modelo apresenta limitações e que na maioria dos casos, não são encontrados no modelo WEB. Como resultado também, fica claro a necessidade de que o desenvolvimento deve generalizar ao máximo as camadas, independente do modelo escolhido.