A organização e o incosnciente
OBJETIVOS DO CURSO
Qualificar e titular como especialista o profissional psicólogo atuante na área da Psicologia do
Trânsito, nas atividades de avaliação psicológica de condutores, bem como proporcionar-lhe uma iniciação à pesquisa e docência universitária. Propiciar ao profissional uma visão ampla da psicologia do trânsito que permita a participação na elaboração de políticas públicas de segurança no trânsito e transportes, bem como ampliar o campo de atuação profissional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Qualificar o Psicólogo do Trânsito a realizar os procedimentos técnicos de: entrevista clínica; confecção de laudos padronizados de acordo com as instruções do DETRAN e laudos periciais para processos judiciais; aplicação das técnicas de avaliação psicométrica nas seguintes áreas: a) cognitiva; b) de traços de personalidade; c) habilidades perceptivo-motoras e capacidade de atenção, identificação, acompanhamento e prognóstico do candidato ou condutor que apresenta incapacidade psicológica temporária por enfermidade, estado de estresse ou dependência de drogas. • Subsidiar o Psicólogo do Trânsito com noções básicas de metodologia de pesquisa científica que o permitam atualizar-se e produzir saber nesta área.
• Propiciar conhecimento das outras áreas técnico-cientifícas envolvidas no campo do trânsito:
Psicologia Social, Legislação de Trânsito, Engenharia do Trânsito, Medicina do Tráfego e Educação para o Trânsito, Ética e Cidadania e Meio Ambiente.
• Iniciar o profissional psicólogo da área de trânsito na docência universitária, visando principalmente à formação de professores para esta área específica da psicologia, cuja presença torna-se obrigatória nos curriculares escolares, desde o ensino fundamental até o ensino superior.
JUSTIFICATIVA
Com o advento no novo Código de Trânsito Brasileiro, evidenciou-se a importância da participação do psicólogo no processo de habilitação de motoristas, passando-se a exigir dos