Informatica
TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS
Sistema operacional é o software responsável pela criação do ambiente de trabalho da máquina. Sendo a camada intermediária entre o aplicativo e o hardware da máquina. Alem de organizar o controle de processos da CPU.
Sistemas Monotarefas
Os primeiros sistemas operacionais eram capazes de executar apenas uma tarefa de cada vez, o que causava o travamento da máquina ate o processo desocupar o processador.
Sistemas Multitarefas
Permite ao sistema realizar diversas tarefas simultaneamente em um único processador. Na verdade ele divide o uso do processador de acordo com as necessidades do sistema, afim de manter todas as tarefas em execução ao mesmo tempo.
Sistemas Multiprocessadores
Sistemas formados pela combinação de 2 ou mais processadores o que permite uma melhor distribuição dos cálculos acelerando os processos e disponibilidade do sistema.
Sistemas embarcados
São sistemas direcionados para máquinas pequenas e aparelhos autônomos como computadores de bordo e sondas espaciais. Geralmente possuem a capacidade de trabalhar com recursos limitados.
Sistema em tempo Real
Sistemas geralmente utilizados na indústria, com precisão quanto a questão do tempo de resposta e execução das tarefas. Esses sistemas não podem apresentar falhas, pois muitos recursos podem depender de seu funcionamento, e algumas vezes até vidas humanas.
Sistemas Operacionais podem ser criados para funções específicas como sistemas multiusuários, servidores, dispositivos portáteis, redes, controle de máquinas e sistemas distribuídos.
ESTRUTURA DE SISTEMAS OPERACIONAIS
Um sistema operacional não é composto por uma sequencia de início, meio e fim com um aplicativo, mas sim baseado em eventos de forma assíncrona, ou seja, é formado por um conjunto de rotinas (procedimentos, tarefas) que oferece serviço aos usuários e aplicações, denominado núcleo do sistema ou kernel.
Kernel de um sistema operacional é entendido como