informatica
Os recursos do sistema são usados para fins de comunicação entre a CPU e outros componentes de um computador. Há três recursos comuns de sistema:
IRQ (Interrupt Requests, pedidos de interrupção)
Endereços de porta de E/S (entrada/saída)
DMA (Direct Memory Access, acesso direto à memória)
Pedidos de interrupção
Os IRQs são usados por componentes do computador para solicitar informações da CPU. O IRQ é transmitido através de um fio na placa-mãe até a CPU. Quando a CPU recebe um pedido de interrupção, ela determina como atender esse pedido. A prioridade do pedido é determinada pelo número do IRQ atribuído a esse componente do computador. Os computadores mais antigos tinham somente oito IRQs para atribuir aos dispositivos. Os computadores mais novos têm 16 IRQs, que são numerados de 0 a 15, como mostrado na Figura 1. Como uma regra geral, um IRQ exclusivo deve ser atribuído a cada componente no computador. Os conflitos de IRQ podem fazer com que os componentes parem de funcionar e, até mesmo, com que o computador trave. Com os inúmeros componentes que podem ser instalados em um computador, é difícil atribuir um IRQ exclusivo a cada componente. Atualmente, a maioria dos números de IRQs é atribuída automaticamente com sistemas operacionais PnP (Plug and Play) e a implementação de slots PCI, portas USB e portas FireWire.
Endereços de porta de E/S (entrada/saída)
Os endereços das portas de E/S são usados para comunicação entre dispositivos e software. O endereço da porta de E/S é usado para enviar e receber dados para um componente. Assim como com os IRQs, cada componente terá uma porta de E/S exclusiva atribuída. Há 65.535 portas de E/S em um computador e elas são referenciadas por um endereço hexadecimal no intervalo de 0000h a FFFFh. A Figura 2 mostra um gráfico de portas de E/S.
Acesso direto à memória
Os canais DMA são usados por dispositivos de alta velocidade para estabelecer comunicação