os metais
Os metais são substâncias muito abundantes na natureza, sendo encontrados geralmente sob a forma de minério, que é depois transformado para que se possa extrair o metal.
Em Química um metal é um elemento, substância ou liga caracterizado por sua boa condutividade elétrica e de calor, geralmente apresentando cor prateada ou amarelada, um alto ponto de fusão e de ebulição e uma elevada dureza. Qualquer metal pode ser definido também como um elemento químico que forma aglomerada de átomos com caráter metálico.
Os metais quando enumerados alcançam um total de cinquenta e sete elementos químico, havendo grandes diferenças entre eles como mercúrio (que é líquido) e o sódio (que é leve). Os mais conhecidos e utilizados são o ferro, cobre, estanho, chumbo, ouro e a prata estes dois últimos classificados como metais preciosos.
3. TIPOS DE METAIS
3.1. Metais Ferrosos
Metais cuja composição é basicamente o ferro e o aço (compostos por ferro). De entre outros, podemos destacar os utensílios domésticos, ferramentas, peças de automóveis, estruturas de edifícios, latas de alimentos e bebidas, etc.
3.2. Metais Não-Ferrosos Metais cuja composição se baseia em alumínio, cobre, latão, bronze, chumbo, níquel, zinco e estanho (aonde o ferro está ausente). De entre outros podemos destacar o alumínio, as latas de bebidas, o cobre, os cabos telefônicos, o chumbo, as baterias de carros, o zinco, etc.
3.3. Metais Pesados
Metais pesados que são metais quimicamente altamente reativos e bioacumuláveis. Quimicamente, os metais pesados são definidos como um grupo de elementos situados entre o cobre e o chumbo na tabela periódica. Os seres vivos necessitam de pequenas quantidades de alguns desses metais, incluindo cobalto, cobre manganês, molibdênio, vanádio, estrôncio, e zinco, para a realização de funções vitais no organismo. Porém níveis excessivos desses elementos podem ser extremamente tóxicos. Outros metais pesados como o mercúrio, chumbo e cádmio não