Informatica-Sistemas OP
1 INTRODUÇÃO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO Basicamente, o computador é composto por duas grandes categorias: hardware e software. A primeira delas se refere à parte física da máquina, ou seja, o que pode ser tocado fisicamente. Já a segunda abrange a parte lógica responsável por realizar tarefas, utilizando-se do hardware para a realização de suas tarefas. Todo computador precisa, além das partes físicas, de programas que façam essa parte física funcionarem corretamente. Existem vários programas para várias funções, como digitar textos, desenhar, calcular, etc. Por exemplo: para imprimir um arquivo, os processadores de texto mandam o arquivo para o programa "imprimir" do sistema operacional, pois é ele que comanda as funções do computador.
2 SISTEMAS OPERACIONAIS
Sistema operacional é um conjunto de programas que gerencia todos esses recursos do sistema, e permite que o computador funcione. Tem como função: - Inicializar o hardware do computador. - Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. - Fornecer gerência e interação de tarefas. - Manter a integridade de sistema. Ele também deve prover uma interface para o usuário - ele fornece ao usuário uma maneira de acesso aos recursos do computador.
2.1 PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS OPERACIONAIS O objetivo de todos os sistemas operacionais é mais ou menos o mesmo: controlar as atividades e recursos de um computador, interpretando os comandos do usuário e traduzindo-os em ações dirigidas a alguma parte do computador. Entre as atribuições do SO, estão: o reconhecimento dos comandos do usuário, o controle do processamento do computador, o gerenciamento da memória, etc. Resumindo, quem controla todos os processos do computador é o sistema operacional, sem ele o computador não funcionaria.
2.2 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS OPERACIONAIS
2.2.1 Sistema monousuário Permite que apenas