Informa Oes Historica Dos Atos
DISCIPLINA: Sagrada Escritura VIII
PROFESSOR: Pe. Antônio Nieimec
ALUNO: Valdeneir Alves de Brito
A VIDA POLÍTICA E ADMINISTRATIVA AFLORA NOS ATOS E INFORMAÇÕES HISTÓRICAS COMPLEMENTARES
O texto apresentado está dividido em duas partes, e tem por finalidade apresentar a vida política e administrativa que aflora nos Atos e algumas informações históricas complementares. A situação histórica é muito importante para a compreensão do livro dos Atos dos Apóstolos, ajuda a entender sua composição, e compreender o sentido do texto dado pelo autor. Dessa forma, o conteúdo do artigo apresenta quatro pontos de destaque do império: a administração, o exército romano, a forma de justiça e o poder civil e religioso por parte dos sumos sacerdotes e sinédrio.
Em ambas partes do texto, a abordagem é feita sob uma perspectiva descritiva histórica de toda a estrutura do império. Vimos que o poder supremo é do imperador, que da sede (Roma), governa as províncias através de seus delegados, os procônsules ou procuradores. Nas cidades, a administração ficava por conta dos notáveis do lugar, que recebiam os nomes de politarcas, estrategos ou asiarcas. Nessa estrutura administrativa também aparece o poder do exército romano, na presença dos oficiais da coorte militar, e soldados a serviço do império. O exército romano era formado por diversos grupos: os pretorianos encarregados de proteger o imperador; os Legionários, soldados da infantaria; as tropas auxiliares e cavalaria, e ainda a marinha de guerra. Todos esses militares juravam fidelidade ao imperador e trazia no pescoço um sinal.
No que se refere a justiça romana é evidente que o grande defeito desse setor do império é a não separação dos poderes executivos e judiciários, permitindo assim abusos e corrupção, como no caso de alguém ser julgado sem ser ouvido.
No setor religioso, os romanos reconheciam a autoridade do sumo sacerdote e do sinédrio no que se referia a Lei de Moises, e oferecia proteção