Informa Es Econ Micas Sociais Da Ndia
Informações econômicas sociais
A economia da Índia é a 10º maior economia do mundo. O PIB do país, em 2007, chegou à casa dos U$800 bilhões, com um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.
A economia indiana é a 2ª que mais cresce no mundo. Contudo, a desigualdade social no país, ao invés de diminuir, aumenta cada vez mais. O PIB per capita da população indiana, em 2007, foi de U$2,700. A taxa de inflação foi de 5,9% ao ano em 2007.
O principal responsável pelo crescimento econômico na Índia é o setor de serviços, embora seja o setor agrícola o responsável por 3 em cada 5 empregos no país. Contudo, o índice de desemprego na Índia foi de 7,2% em 2007.
A economia da Índia passou a crescer após as reformas econômicas que ocorreram em 1991. Desde então, os níveis de pobreza, desnutrição e o analfabetismo históricos no país, estão diminuindo lentamente, embora permaneçam muito altos.
Apesar do grande desenvolvimento econômico da Índia nos últimos anos, o governo continua gastando mais do que arrecada, o que aumenta a dívida externa do país. Além disso, o rápido crescimento da população resulta em maior necessidade de investimentos sociais, ambientais e econômicos por parte do governo.
A Índia já pode ser considerada uma potência em sua região e é apontada como capaz de se tornar uma das grandes potências mundiais do século XXI.
Os principais setores econômicos
A Índia é a quarta potência agrícola mundial. A agricultura contribui com aproximadamente 14% do PNB e emprega mais de 60% da população ativa. Os principais produtos agrícolas são trigo, painço, arroz, milho, cana-de-açúcar, chá, batata e algodão. A Índia é também o segundo produtor de gado bovino, o terceiro de ovinos e o quarto em produção de peixe. O carvão é a principal fonte de energia do país (a Índia é o terceiro produtor de carvão do mundo). Em nível industrial, o setor têxtil tem um papel predominante. A indústria química é o segundo setor industrial em termos de tamanho (12% do PNB). O setor