Info
TEMPOS MODERNOS
HOMEM, TRABALHO E CONHECIMENTO CIENTIFICO
EDSON KLEBER PORTO DOS SANTOS
SUBINFO M1A
JEQUIE
MAIO 2013
O filme tempos modernos foi considerado uma forte critica ao capitalismo, militarismo, conservadorismo, stalinismo, nazismo, fascismo e imperialismo, bem como uma critica aos maus trados que os empregados passaram a receber depois da revolução industrial.
Com o filme Carlitos quis passar uma mensagem social. Cada cena foi trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja.
Os trabalhadores passaram a trabalhar por salários , surgindo uma nova cultura, em razão do surgimento das maquinas industriais houve a necessidade de contratação de grande numero de trabalhadores urbanos, passando a existir uma maior concentração populacional nas cidades.
Já hoje observamos as exigências das indústrias e do mercado de trabalho que querem profissionais com conhecimento cientifico mais aprofundado em funções que antes eram tidas como braçais e alienantes.
A mao de obra humana em todas as profissões e em todos os níveis se torna cada vez mais complexo e dependente do avanço da ciência, requerendo assim uma melhor preparação intelectual dos trabalhadores. Agora isso não significa o desaparecimento do trabalho físico humano, já que esse esta ligado com as atitudes e conhecimentos cientifico, requerendo assim, qualificação, onde o trabalho manual deixa de ser apenas esforço muscular.
A introdução da maquina na indústria simplificou de certo modo o trabalho do homem, liberando o operário do penoso esforço físico, mas, ao mesmo tempo o rebaixou a trabalhos em nível de escravo da maquina.
Foi pensado que o processo da automação fosse libertar o homem do trabalho extenuante, onde teria como função principal a de supervisionar a maquina, surgindo assim tempo maior pra outros afazeres, como, a família.
Mas foi percebido