Influências do renascimento
*Na literatura, isso significou um interesse renovado e a releitura dos grandes escritores clássicos. A época foi marcada por três situações históricas principais: primeiramente, o novo interesse pelo saber, representados pelos acadêmicos clássicos conhecidos como humanistas, que forneceram modelos clássicos de grande interesse para os novos escritores; segundo, a nova forma do cristianismo, que chamou atenção dos homens para o individuo e sua vida interior; em terceiro lugar, as grandes navegações, que culminaram com a descoberta da América.
*Na escultura a Renascença marca o retorno aos padrões clássicos. O realismo voltou a nortear a produção do escultor italiano Michelangelo. Ocorreu a inclusão da perspectiva geométrica esculturas que se sustentam sobre as próprias pernas, num equilíbrio perfeito. Entre suas principais características estão: representar o homem tal como ele é na realidade, proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade, profundidade e perspectiva e estudo do corpo e do caráter humano.
* Na pintura renascentista as figuras eram dispostas numa composição bastante simétrica, a variação de cores frias e quentes e o manejo da luz permitiram criar distâncias e volumes que pareciam ser copiados da realidade. A reprodução da figura humana, a expressão de suas emoções e o movimento eram as suas características mais marcantes.
*A música assim como as diversas áreas da arte sofreu influência do renascimento, principalmente por cauda dos ideias, foi um período em que a lógica foi muito importante e o retorno às tradições da arte grega. Utiliza vários grupos vocais, começa a emancipar a participação dos instrumentos em relação ao canto. Os compositores passaram a ter um interesse muito mais vivo pela música profana (música não religiosa), e em escrever peças exclusivamente para instrumentos, já não usados somente