Influência do Cristianismo nas artes
Artes
• O Surgimento do Cristianismo
O cristianismo surgi na Judéia, chamada de Palestina pelos romanos.
Nesse território viviam os descendentes dos hebreus (judeus) que desde 63 a.C., estava sob domínio romano.
Os judeus acreditavam na vinda de um messias (enviado de Deus).
Após a morte de Jesus, que teria ressuscitado, ele passou a ser chamado de Jesus Cristo (Cristo é messias em grego). As pessoas que passaram a seguir os ensinamentos de Jesus, passaram a ser conhecidos como os primeiros cristãos.
• A Arte
O conceito de arte é extremamente subjetivo e, portanto, muito amplo. Mas, genericamente, a arte varia em pelo menos quatro aspectos: a. A cultura a ser analisada
b. O período histórico
c. O indivíduo em questão
b. Sua herança e vivência pessoal
• A Arte Cristã
Como todas as coisas, a Arte Cristã teve um começo e, neste caso, de forma surpreendente. Depois que Cristo deixou sua doutrina, doze trabalhadores da Palestina andaram pelo mundo e o modificaram espiritualmente.
A arte paleocristã, ou paleocristianismo, não designa propriamente um estilo, referindo-se antes a todo o tipo de formas artísticas produzidas por ou para cristãos, durante a vigência do império romano do ocidente. As formas mais antigas remontam ao século III, evoluindo posteriormente até ao século V d.C.
Os valores da religião cristã vão impregnar todos os aspectos da vida medieval. Deus é o centro do universo (Teocentrismo) e a medida de todas as coisas. A igreja como representante de Deus na Terra, tinha poderes ilimitados. A primitiva arte cristã cristalizou-se nas pinturas das catacumbas, na construção de basílicas e em relevos de sarcófagos de pedra.
• A Influência sobre as Pinturas
Dominada por temas religiosos, a pintura tinha também a função de educar, já que na Idade Média a maioria das pessoas não sabia ler nem escrever. No século VI, um papa chamado Gregório explicou em