Influência da Tecnologia na Economia
Após a revolução industrial, muitos países presenciaram grandes mudanças em seu desenvolvimento e, principalmente, na transformação do modo como suas empresas começaram a se relacionar com o mercado. A tecnologia foi quem mais contribuiu para acelerar o processo e a dinâmica dos negócios.
Inicialmente, empresas e consumidores foram atingidos, criando um reflexo no mercado de ações que se alastrou rapidamente pelo mundo. Aos poucos, a tecnologia foi tomando outros contornos, pois as estratégias com foco no consumidor final não foram suficientes para gerar rentabilidade e sustentabilidade para a maioria das empresas.
Em um outro momento, causado pela força dessa nova economia, as companhias tradicionais resolveram entrar nesse processo. Elas foram descobrindo os benefícios da mudança e encontraram alternativas para conduzir seus negócios de forma inovadora e com novas estratégias.
1.1 Nova economia
Essa nova economia, ou economia do conhecimento, vem demonstrando que o modo tradicional ou a economia baseada na produção fazem parte do passado. Considerar as regras deste novo cenário é o mais importante para sobreviver com sustentabilidade e visão de futuro.
Sua abordagem principal amplia as ideias, o conhecimento, a informação e a inovação de valor (TAPSCOTT, 2005).
Todos os dias cresce a quantidade de informação e conhecimento entre os agentes que fazem parte do ambiente competitivo do mercado e, com isso, cresce também o poder de negociação entre eles. A tecnologia auxilia-os na redução dos custos das transações, abrindo caminhos para novas parcerias e novas formas de abordar o mercado, mudando, assim, o ambiente competitivo.
Pode-se observar que, por conta disso, existe o problema da perda de competitividade e mortalidade de algumas empresas por um lado, mas por outro surgem uma infinidade de novas oportunidades, capazes de mudar a geografia nos mais variados setores.
Por conta da tecnologia, várias empresas têm