Doação de trabalho // não conta
1- O conceito de esquemas de reforçamento diz respeito a que? Diz respeito, justamente, a que critérios uma resposta ou conjunto de respostas deve atingir para que ocorra o reforçamento. Em outras palavras, descre ve como se dá a contingência de reforço, ou seja, a que condições as respostas devem obedecer para ser liberado o reforçador.
2- Descreva o esquema de reforçamento contínuo e a sigla utilizada para representá-lo.
No esquema de reforço contínuo, toda resposta é seguida do reforçador. Em experimentação, o esquema é chamado de continuous reinforcement, mais conhecido pela sigla CRF.
3- Qual a característica definidora dos esquemas de reforçamento intermitente?
A característica definidora dos esquemas de reforçamento intermitente é o fato de que nem todas as respostas são seguidas de reforço, ou melhor, apenas algumas respostas são seguidas de reforço.
4- Descreva o esquema de razão fixa.
Neste esquema, o número de respostas exigido para a apresen tação de cada reforçador é sempre o mesmo. Em outras pala vras, o organismo deve emitir um número fixo de respostas para ter seu comportamento reforçado.
5- O que significa a sigla dizer FR: 15?
Fixed ratio: 15. Resume a contingência de que são necessárias cinco respostas para a apresentação de cada reforçador
6- Por que é difícil achar exemplos de razão fixa?
Porque esquemas variaveis são mais comuns.
7- Descreva o esquema de razão variável e o que significa um esquema VR:20? O número de respostas entre cada reforçador se modifica, isto é, varia. Um cabeleireiro corta cabelos neste esquema. Se ele ganhar R$ 20,00 por corte, o reforço será contingente ao número de tesouradas que ele dará em cada cabelo. Entretanto, o número não será o mesmo de um corte para o outro. Portanto, o número de tesouradas para cada R$ 20,00 obtidos é variável; em outras palavras, cortar cabelos está em VR
8- Descreva o esquema de intervalo variável.
O esquema de intervalo