Contabilidade
Dentre os vários instrumentos que perfazem o desenvolvimento e a evolução das organizações, um deles direciona-se a contabilidade, pois toda a bagagem trazida por ela oportuniza melhores resultados as organizações.
A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.
Para tanto, à contabilidade é uma ferramenta extremamente necessária para o bom êxito de qualquer entidade, de maneira que são inúmeros os benefícios por ela apresentados quanto feitos de maneira adequada.
ESCRITURAÇÃO E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Os procedimentos de escrituração das transações praticadas pelas Entidades de Interesse Social no Brasil, em alguns aspectos, diferem dos utilizados para as demais entidades jurídicas, conforme disciplinado pelas Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC T 10.4 – Fundações e NBC T 10.19 – Entidades sem finalidades de lucros), elaboradas pelo Conselho Federal de Contabilidade.
As citadas NBCs reconhecem que essas entidades são diferentes das demais e recomendam a adoção de terminologias específicas para as contas de Lucros, Capital e para a denominação da Demonstração do Resultado, com a finalidade de adequação dessas terminologias ao contexto das referidas entidades. Em sintonia com o conteúdo das citadas NBCs 10.4 e 10.19, este capítulo apresenta um elenco de contas que foi baseado em plano de contas utilizado por inúmeras entidades de interesse social no Brasil, e poderia ser observado pelas entidades, no que couber, com a finalidade de orientação e, jamais, de padronização.
FUNÇÃO DAS CONTAS
A função das contas é parte descritiva do funcionamento da conta que, juntamente com o elenco, compõe o plano de contas. Neste trabalho, apresenta-se, a título de exemplo, o funcionamento da