Formação de preço de venda na industria
Você já sabe por quanto irá vender os seus produtos? Não? Então vamos ajudá-lo.
Para uma decisão acertada quanto ao preço de venda de seus produtos, você tem que considerar vários fatores, sendo os principais os custos que incorrem sobre a fabricação e venda dos produtos e uma análise apurada dos preços praticados pelos seus concorrentes.
Primeiramente, você tem que saber identificar e classificar os custos que sua indústria tem, e olha que não são poucos, por isso não se esqueça de nenhum.
Para auxiliá-lo, explicitaremos algumas definições, antes de continuarmos nossa conversa.
Custo Variável de Produção (CVP) são todos aqueles que estão diretamente ligados à produção, variando proporcionalmente à quantidade produzida.
Custos Fixos (CF) são todos aqueles que independem da produção e venda dos produtos, melhor dizendo, produzindo, vendendo ou não a indústria os têm.
Custos Variáveis de Vendas (CVV) são todos aqueles que incidem sobre o preço de venda dos produtos, variando de acordo com a quantidade vendida, sendo eles representados em percentual.
Um outro componente do preço de venda é a margem de lucro, que toda empresa almeja, pois é dela que virá a remuneração do capital investido.
Para que o leitor possa visualizar e compreender melhor, utilizaremos como exemplo uma indústria de confecção de roupas de cama, que fabrica basicamente lençóis de solteiro (a) e de casal (b). Mas se sua empresa é uma indústria, mesmo de outra atividade, pegue lápis e papel e vá acompanhando o raciocínio e substituindo os dados de acordo com sua realidade.
Para facilitar seu entendimento ordenamos os seguintes passos:
1º Passo: verificar nas notas fiscais de compras de materiais diretos e embalagens, somar os valores correspondentes a embalagem, IPI, seguro e frete, que será igual ao seu preço de compra.
Fazer uma planilha (quadro 1) e discriminar:
a) todos os insumos, bem como embalagens;
b) a unidade de