Resumo crítico
Título: TEECE, D.J., Technology and Technology Transfer: Mansfieldian Inspirations and Subsequent Developments, The Journal of Technology Transfer, Volume 30, Numbers 1-2/ December, 2004, 17-33.
Objetivo: Discutir as bases e as ideais do trabalho de Edwin Mansfield para a inovação e mudança tecnológica da economia. Dessa forma, defende que Mansfield deve ser reconhecido como um dos pioneiros para o desenvolvimento de trabalhos sobre: patenteamento, tecnologia estratégica e economia do conhecimento.
Metodologia: David Teece começa mostrando que Edwin Mansfield é um importante líder e pioneiro no estudo da economia da mudança tecnológica, de modo a realizar uma série de estudos empíricos. Mostrou também a importância de Edwin Mansfield em questões como: o papel da pesquisa acadêmica básica no aumento da inovação e da produtividade, a difusão de inovações tecnológicas, os retornos privados e sociais para a inovação, o papel das patentes e seus sistema, sendo estas áreas de extrema importância para os gestores e políticos.
David Teece também descreve detalhadamente a influencia intelectual de Edwin Mansfield no campo da economia da mudança tecnológica e transferência de tecnologia. Com isso, realizou um acompanhamento dos recentes trabalhos desenvolvidos nesta área da economia e mencionar quantos deles baseiam-se em seus estudos. Com isso, espera-se demostrar sua influencia e seu legado no campo, merecendo mais reconhecimento.
Resultados/Conclusões: Edwin Mansfield foi considerado o pioneiro no estudo da pesquisa industrial, e um dos poucos líderes estudiosos na mudança da tecnologia econômica. Sendo o autor mais citado em quatro anos e o economista não-nobel mais premiado com menos de 70 anos. Logo, confirmando a sua inigualável importância para sua área, onde escolheu um campo de complexidade significância para: o entendimento das empresas, o crescimento econômico e o futuro da civilização ocidental.
Análise Crítica: O artigo traz toda