INFLUÊNCIA DA MÍDIA
Tarefa: Atividade do Ciclo 03
Nome:
RA:
Turma:
Parecer do Tutor:
ATIVIDADE NO POTFÓLIO
Há nas sociedades contemporâneas uma intensificação do culto ao corpo, onde os indivíduos experimentam uma crescente preocupação com a imagem e a estética.
Entendida como consumo cultural, a prática do culto ao corpo coloca-se hoje como preocupação geral, que perpassa todas as classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso que ora lança mão da questão estética, ora da preocupação com a saúde.
Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a linguagem corporal é marcadora pela distinção social, que coloca o consumo alimentar, cultural e forma de apresentação – como o vestuário, higiene, cuidados com a beleza etc. – como os mais importantes modos de se distinguir dos demais indivíduos.
Nas sociedades modernas há uma crescente preocupação com o corpo, com a dieta alimentar e o consumo excessivo de cosméticos, impulsionados basicamente pelo processo de massificação das mídias a partir dos anos 1980, onde o corpo ganha mais espaço, principalmente nos meios midiáticos. Não por acaso que foi nesse período que surgiram as duas maiores revistas brasileiras voltados para o tema: “Boa Forma” (1984) e “Corpo a Corpo” (1987).
Diante dos dados apresentados, percebe-se que existe hoje no mundo milhares de pessoas com doenças do século dos últimos anos conhecidas como anorexia e bulimia. Trata-se de um distúrbio que atinge muita gente, principalmente os adolescentes do sexo feminino em relação ao consumo de alimento. Muitos abdicam de comer, sacrificando o próprio corpo em busca de um corpo perfeito. Em muitos casos, chegam até a fase de não querer comer mais nada, ocasionando uma série doenças gastrointestinais, chegando a ficarem doentes internadas com várias complicações, inclusive, levando a morte dessas pessoas. Tudo isto, em busca da beleza de um corpo “perfeito e sadio”, boa parte dessas pessoas são garotas