APOSTILA FAÇA SEU PROJETO
O Projeto de Pesquisa é a versão preliminar do trabalho que se pretende realizar, sendo o planejamento de uma pesquisa, a definição dos caminhos para abordar certa realidade. Serve para o acadêmico traçar um roteiro inicial daquilo que pretende desenvolver.
Certamente o Projeto de Pesquisa sofrerá algumas modificações, alguns acréscimos, algumas melhorias, enfim, será aprimorado. O projeto deve responder:
- O QUE PESQUISAR? (Tema/Problema)
- PARA QUE PESQUISAR? (Objetivos)
- POR QUE PESQUISAR? (Justificativa)
- COMO PESQUISAR? (Metodologia)
- QUANDO PESQUISAR? (Cronograma)
- POR QUEM?
A pesquisa científica precisa ser bem planejada. O planejamento não assegurará, por si só, o sucesso da monografia, mas, com certeza, é um bom caminho para uma monografia de qualidade. Entende-se por planejamento da pesquisa a previsão racional de um evento, atividade, comportamento ou objeto que se pretende realizar a partir da perspectiva científica do pesquisador. Como previsão, deve ser entendida a explicitação do caráter antecipatório de ações e, como tal, atender a uma racionalidade informada pela perspectiva teóricometodológica da relação entre o sujeito e o objeto da pesquisa. A racionalidade deve se manifestar através da vinculação estrutural entre o campo teórico e a realidade a ser pesquisada, além de atender ao critério da coerência interna. Mais ainda, deve prever rotinas de pesquisa que tornem possível atingir-se os objetivos definidos, de tal forma que se consigam os melhores resultados com menor custo (BARRETO; HONORATO, 1998, p. 59).
Segundo Minayo (1999), ao elaborar um projeto de pesquisa, o pesquisador estará lidando com, no mínimo, três dimensões:
- Técnica: regras científicas para a construção do projeto;
- Ideológica: relaciona-se às escolhas do pesquisador, sempre tendo em vista o momento histórico;
- Científica: ultrapassa o senso comum através do método científico.
Etapas da pesquisa científica
1 –