NUMERO MAIS PROVAVEL
Introdução: A salsicha tipo hot dog destaca-se pelo seu rápido preparo e consumo, facilitando a vida da população que dispõe de pouco tempo diário. Por ser um tipo de produto cárneo emulsionado de alta demanda, a maioria das salsichas comercializadas é encontrada na forma a granel, possuindo condições precárias de armazenamento tanto na distribuição quanto na comercialização, o que na maioria das vezes interfere na qualidade microbiológica desses produtos. A determinação da concentração de coliformes (totais e fecais) é de grande importância por constituir um parâmetro indicador da presença de microorganismos entéricos patogênicos, uma vez que a presença de bactérias do grupo coliformes indica contaminação fecal, o que pode levar a sérios problemas para a saúde pública.
Objetivo: Analisar a qualidade microbiológica de salsichas tipo hot dog comercializadas na cidade de Jataí, através de pesquisa de coliformes totais e fecais, com o propósito de traçar medidas higiênico-sanitárias para que as mesmas se tornem adequadas para o consumo.
Métodos: Foram analisadas X amostras de salsichas tipo hot dog adquiridas no comércio da cidade de Jataí. As amostras coletadas foram armazenadas em sacos plásticos e identificadas com os respectivos locais de coleta, acondicionadas em bolsa térmica e transportadas para o Laboratório de Microbiologia Veterinária da UFG. No laboratório foram pesados assepticamente 25 g de cada amostra e homogeneizados em 225 ml de água peptonada. A enumeração de coliformes foi feita utilizando-se a técnica de NMP, contendo caldo Lactosado em meios dobrados e incubados, a 38ºC por 24 á 48hs. Os tubos que produziram gás foram considerados positivos e repicados para tubos contendo Caldo Verde Brilhante com tubos de Durham invertidos e incubados, a 36ºC por 24 á 48hrs; Amostras positivas foram repicadas para tubos contendo Caldo E. coli (EC) e incubados, a 44,5 ±