Influência das mídias
Em alguns casos é interessante questionarmos a força da comunicação como influência das atitudes da massa popular a qual atinge. Por isso, a responsabilidade dos veículos de mídia é enorme, afinal uma marca forte pode influenciar uma quantidade significativa de pessoas tanto positiva como negativamente.
A mídia com o seu poder de persuasão, consegue influenciar em todos os aspectos da vida do ser humano, as pessoas espelham-se em estereótipos impostos através dos meios de comunicação. As propagandas transmitidas na TV, impressas nos jornais, na internet ou mesmo no rádio, conseguem transmitir uma imagem que irá refletir no comportamento de cada um que está tendo contato com o meio.
Hoje, as pessoas seguem aquilo que “está na moda”, o que é imposto pela mídia: seja um corpo bem definido e esquelético ou mesmo através do consumo de produtos de grifes famosas.
As pessoas deixam de se satisfazerem com suas próprias vontades para fazer aquilo que é imposto pela mídia, seguem dietas malucas (chás e algumas tomam bomba), gastam “rios de dinheiro” fugindo do seu próprio controle. Com isso, gera diversos problemas como doenças, preconceitos, além de diminuir sua alto- estima e correr o risco de se transformar em uma pessoa que não é.
Um bom exemplo de mídia questionável refere-se às antigas mídias de cigarro. Na época, incitavam o jovem a fumar, com a ideia de que o cigarro estava ligado à aventura, maturidade e saúde. Após alguns anos, processos se acumularam contra a indústria do cigarro, vindos principalmente de pessoas que contraíram doenças respiratórias, as quais,eram ligadas ao uso contínuo de cigarro. Tempos depois, a propaganda de cigarro em rádios e TV’s foi proibida no Brasil.
A