Influência da Mídia
O consumismo vem degradando nossa sociedade cada vez mais. O ato de adquirir algo necessário para sua subsistência é um tipo de consumo utópico para a sociedade de hoje, já que todos são influenciados pela mídia, pelas propagandas e publicidades e desejos absurdos.
Estas influências geram um consumismo desenfreado. Como principal alvo do consumismo, são usadas as crianças já que elas são ingênuas e sentem-se atraídas pelas novidades e, por conta da imensa facilidade de influenciá-las com marcas e produtos, a publicidade acaba por usar isto como uma arma, utilizando-se de cores, luzes, brinquedos e personagens famosos que chamem a atenção dos pequenos.
Com o avanço do desenvolvimento dos meios de comunicação de massa, no decorrer do século XX, mudaram as formas de viver, e de como as crianças passam o tempo que tem livre. Em nossa sociedade todas as camadas sociais têm no televisor sua companhia mais constante. Os meios de comunicação, especialmente a TV, são modelos com os quais crianças se identificam, e quanto maior é o isolamento da criança maior é o poder de influência que a mídia exerce sobre a criança. (CAMPOS apud VENTURELLA, 2003).
As décadas atuais trouxeram algumas mudanças, tais como: A TV a cabo, aparelhos de DVD, videogames interativos e computadores. Essas invenções não apenas interferiram na quantidade de tempo gasto pelas crianças em frente a um meio de comunicação, como também ocasionaram mudanças significativas no que elas estão assistindo. Os aparelhos de DVD, por exemplo, permitem que as crianças assistam á filmes e programação imprópria para a idade delas. A TV a cabo e a Internet expandiram amplamente, o número de opções, fornecem acesso á diversão de conteúdo adulto.
Os publicitários têm como objetivo tornar as pessoas infelizes com o que têm, e o problema maior do consumismo infantil é que as crianças se tornaram consumidores hedonistas, infinitamente insatisfeitos e, contudo, são levadas