Influência da igreja no Estado
333 palavras
2 páginas
2- Sim. A igreja possui uma força enorme e uma relação muito estreita com a política e o estado, isso de forma geral. Os contextos religião e política são distintos, porém não separados. A igreja não possui um poder político coercitivo, já que a sua filiação é voluntária. Sua influencia na política é notória, uma vez que a educação partiu dela e foi passada de geração em geração e seus princípios se fazem presentes no cotidiano da sociedade. A questão religiosa é considerada um dos momentos mais marcantes do Segundo Reinado e um dos fatores que precipitaram a queda do regime monárquico brasileiro, devido a discussões ideológicas, sociais e facções cada vez mais extremadas, o que enfraqueceu a autoridade e o prestígio da monarquia. Com a proclamação da República, foi formalizado a separação entre os poderes religiosos e secular,mas durante a Era Vargas, a questão religiosa ressurgiu com força total quando a igreja readquiriu grande influencia política e reconquistou constitucionalmente vários de seus antigos privilégios. A atualidade a relação se percebe na eleição de deputados e senadores e até a mesmo criação de um partido político que refere-se a uma religião específica. O Partido Republicano Brasileiro (PRB) está diretamente ligado a Igreja Universal do Reino de Deus devido ao grande número de dirigentes ligados à instituição. O partido tem como ideologia a democracia cristã e vem crescendo e ganhado espaço no senado federal desde sua criação em 2003.
‘’A igreja... não é a senhora ou a serva do Estado, mas antes, a sua consciência. Ela deve ser a orientadora e a crítica do Estado. E nunca sua ferramenta!’’ (Martin Luther King Jr.)
Referências Bibliográficas www.administradores.com.br- Relações Estado X Igreja – Disponível em: <http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/cotidiano/relações-estado-x-igreja/60157/> acesso em 25 de abril de 2015
pt.m.wikipedia.org- Questão Religiosa- Disponível em: