Influência da Cultura Francesa na Literatura Romântica Brasileira
Docente: Maria José
Componente Curricular: Teoria Literária em Língua Francesa e Língua Materna
Curso: Letras Com Francês - II Semestre
Discente: Elizandra Rodrigues; Jakeliny Souza
A Influência da Literatura Francesa na Cultura
Romântica Brasileira
Alagoinhas – BA
Outubro 2012
A Influência da Literatura Francesa na Cultura Romântica Brasileira
Romantismo
O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia no final do século XVIII e vai até o fim do século XIX. Nasce na Alemanha, na Inglaterra e na Itália, mas é na França e através dos artistas franceses que os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
Opõe-se ao racionalismo e ao rigor do neoclassicismo. As características principais deste período são: valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. Este período foi fortemente influenciado pela liberdade conquistada na Revolução Francesa.
José de Alencar
José Martiniano de Alencar nasceu em Mecejana - CE, em 1829, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1877, filho de um ilustre senador do império, tão cedo foi morar com a família no Rio de Janeiro. Formado em Direito em São Paulo e Olinda, exerceu muito pouco a profissão, vindo a se dedicar à literatura e ao jornalismo (sendo redator-chefe do Diário do Rio de Janeiro).
Sua primeira manifestação literária foi à crítica ao poema "Confederação dos Tamoios, de Gonçalves de Magalhães”. Logo vieram seus grandes romances como O Guarani e Iracema, o que lhe rendeu as glórias de grande escritor do Romantismo brasileiro. Ingressou na vida político, como o pai, vindo a ser deputado provincial do Ceará e ministro da justiça. Profundamente magoado, deixou a política após ter seu nome vetado pelo imperador para o cargo de senador. Deprimido e muito debilitado pela tuberculose, foi para a Europa para se tratar. Voltou ao Rio já