influencia sem autoridade
Influência sem Autoridade
Como construir relacionamentos efetivos e criar alianças estratégicas
Olá, tudo bem?
Em 1994, o Lab SSJ conheceu Allan
Cohen, professor emérito da Babson
College e autor do tema “Influência sem
Autoridade”. Desde então, passamos a representar no Brasil o modelo de influência desenvolvido por ele.
Nossa experiência com programas de desenvolvimento corporativos tem nos mostrado a relevância deste tema para os mais variados públicos, de jovens profissionais a líderes. Por isso, resolvemos divulgar, de forma prática e direta, os conceitos básicos da influência sem autoridade.
Nas próximas páginas deste pocket, você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os desafios que envolvem os processos de influência e entender que grande parte do sucesso depende da nossa capacidade de influenciar pessoas sobre as quais não temos nenhuma autoridade formal.
Divirta-se!
Influência sem autoridade
Influência é a habilidade de mobilizar as pessoas para fazer as coisas acontecerem. A influência tem a ver com trocas, com algo que pode ser intercambiado por coisas que as pessoas valorizam.
A pessoa que pede alguma coisa hoje pode ser a mesma que você vai precisar no futuro, seja para implementar um projeto, conseguir recursos ou criar relacionamentos de trabalho satisfatórios com chefes. Qualquer que seja o trabalho, as pessoas esperam que os colegas contribuam dentro de limites razoáveis, e é essa interação que leva qualquer um a influenciar e ser influenciado.
A influência é particularmente importante quando a cooperação é necessária e há resistência, ou quando aquilo que se pede é custoso para o outro ou muito difícil de ser obtido.
Conseguir a cooperação por meio da influência é vital no mundo atual. A questão é que ninguém consegue o que quer, mesmo com a autoridade formal, se não souber influenciar - principalmente as pessoas sobre as quais não temos autoridade direta. É