Trabalho Sistematiza O INTERPESSOAL
Disciplina: Relações Interpessoais
Professor: José Ivaldo
Assunto: Poder, Influência e Autoridade
Não é de hoje que se percebe a presença de temas como: Poder, Influência e Autoridade nas organizações, mas saber perceber se estes estão sendo empregados corretamente e sem o uso de práticas abusivas é um dos pontos chave. Os conceitos de autoridade e hierarquia adotados no interior das escolas definem uma cultura de interação entre os seus participantes e são peculiares a cada organização.
Autoridade e hierarquia são questões sempre presentes nas discussões e conflitos cotidianos da organização escolar e de outras organizações também.
As concepções de autoridade, hierarquia e participação, compartilhadas pelos diferentes segmentos participantes das escolas, criam culturas diferenciadas em cada escola, em termos de organização e relações que diferenciam o processo educacional.
“O poder, segundo Weber, seria a capacidade de provocar a aceitação de ordens, e a legitimidade seria a possibilidade de aceitação do exercício do poder; a autoridade, por sua vez, seria o poder considerado legítimo. A autoridade na organização burocrática provém das regras estabelecidas e dos cargos hierarquicamente organizados.”
Nas organizações escolares em geral, o que se observa frequentemente é a legitimação da autoridade baseada no cargo ocupado. No caso do professor, tem sido o diploma do qual ele é portador que o habilita a estar no papel de detentor de um saber; no caso da direção da escola, a autoridade é legitimada também pelo cargo e pela responsabilidade legal que o acompanha. Na prática, no entanto, observa-se que há, e cada vez mais, uma resistência ao reconhecimento dessa autoridade, tanto por parte dos alunos em relação aos professores, quanto por parte dos professores em relação à direção.
Influência
De acordo com o dicionário significa: 1. Ato ou efeito de influir. 2. Poder ou ação