INFLUENCIA HELENISTICA NOVO TESTAMENTO
DISCIPLINA : GREGO
PROFESSOR : PR JOSE CORDEIRO
ALUNO : PABLUS GRION HERINGER
ATIVIDADES:
1- FAÇA UM TRABALHO DE PELO MENO 5 LAUDAS, SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CULTURA HELÊNICA, EM ESPECIAL A LÍNGUA, NO CONTEXTO DO NOVO TESTAMENTO,
2 - FAÇA UMA CORRELAÇÃO DO TEXTO GREGO COM O TEXTO EM PORTUGUÊS DE MATEUS 28.19., DESTACANDO EM QUE TEMPO E CONJUGAÇÃO ESTÁ O VERBO "IDE"
ATIVIDADE 1
Designa-se por período helenístico (do grego, hellenizein – "falar grego", "viver como os gregos") o período da história da Grécia de parte do Oriente Médio compreendido entre a morte de Alexandre o Grande em 323 a.C. e a anexação da península grega e ilhas por Roma em 146 a.C.. A cultura grega também é chamada cultura helénica. O termo vem da palavra grega Hellas, nome original da terra da Grécia. A pessoa cuja cultura era grega era chamada helenista, embora não fosse grega de nascimento .Caracterizou-se pela difusão da civilização grega numa vasta área que se estendia do mar Mediterrâneo oriental à Ásia Central. De modo geral, o helenismo foi a concretização de um ideal de Alexandre: o de levar e difundir a cultura grega aos territórios que conquistava. Foi naquele período que as ciências particulares tiveram seu primeiro e grande desenvolvimento. Foi o tempo de Euclides e Arquimedes. O helenismo marcou um período de transição para o domínio e apogeu de Roma.
Durante o período helenista foram fundadas várias cidades de cultura grega, entre elas Alexandria e Antioquia, capitais do Egipto ptolemaico e do Império Selêucida, respectivamente.
Por ocasião do aparecimento do cristianismo, toda a região do mar Mediterrâneo estava sob o poder de Roma. A Palestina, desde a divisão entre o reino do norte (Israel) e o do sul (Judá), ocorrida após a morte do rei Salomão, vinha se enfraquecendo política e socialmente, num processo que culminou com a queda de Samaria, capital do reino do norte, em 722 a.C. O reino de Judá permaneceu