influencia dos aços nos elementos de ligas
Aços são ligas de ferro carbono com:
Carbono abaixo de 2%
Elementos de Liga em quantidades variadas que lhes conferem características especiais.
Compreendem uma vasta combinação entre os porcentuais de carbono e de elementos de liga. Não existindo uma única classificação completa e abrangente para todos os tipos de aços.
Ligas de Ferro Carbono: (entre 0,008 e 2,00%)
Elementos de Liga: (adicionados ou residuais).
Os aços são obtidos:
Pela purificação do ferro gusa e
Reciclagem de sucata
Os aços diferenciam-se entre si pela forma, tamanho e uniformidade dos grãos que o compõem e, é claro, por sua composição química. Está pode ser alterada em função do interesse de sua aplicação final, obtendo-se através da adição de determinados elementos químicos, aços com diferentes graus de resistência mecânica, soldabilidade, ductilidade, resistência à corrosão, entre outros. Os elementos de liga empregados variam em seu percentual de acordo com o emprego desejado, e novas pesquisas não param de acontecer, onde a cada dia surgem novos compostos e elementos de utilização.
Basicamente, os principais elementos de liga empregados atualmente são o cobre, fósforo, cromo, silício, níquel, manganês, vanádio, nióbio, molibdênio, entre outros, em combinações específicas, conforme a siderúrgica produtora.
Ainda hoje, uma classificação dos aços considerada precisa e completa, principalmente com relação aos aços-liga, em que a cada dia é pesquisada a inclusão de novos elementos, e consequentemente obtidos novos aços. Portanto a serventia dos diferentes elementos de liga varia de acordo com o percentual empregado de cada um e a sua combinação com outros elementos. O cobre, por exemplo, é usado para retardar a velocidade de corrosão do aço.
Assim, existem atualmente uma grande variedade de ligas produzidas, cada uma apresentando propriedades específicas em função de sua composição química. Nesta composição química, bem como de características