Características de alguns elementos no aço
Os aços em geral apresentam as seguintes características e propriedades:
Cor acinzentada;
Densidade = 7,8 g/cm3;
Temperatura de fusão entre 1250 a 1450 ºC;
Ductilidade, tenacidade, elasticidade, resistência mecânica, resiliência;
Soldabilidade, temperabilidade, usinabilidade, forjabilidade.
O principal elemento de liga é o carbono, a variação no teor desse elemento altera as propriedades mecânicas. Por exemplo, com o aumento do teor de carbono a dureza e a resistência a tração aumentam, mas diminui a resiliência e a ductilidade. Esses materiais podem ser tratados termicamente como será visto no item 7.
Como foi visto anteriormente, esse material divide-se em duas classes os aços carbono e os aços ligas. Sendo que os aços ligas também subdivide-se em aços baixa e alta liga, dependendo do teor de elementos de liga. Se for abaixo de 5% e considerado de baixa liga, sendo superior a 5% é denominado de alta liga.
Os aços ao carbono, podem ser subdivididos também em aços baixo, médio e alto carbono, com teores que variam aproximadamente de: 0,008 a 0,3% para os baixos carbonos, de 0,3 a 0,5% para os aços de médio teor de carbono, e aços alto carbono acima de 0,5%, conforme classificação da ABNT.
Aços para ferramentas e matrizes – estes aços além de apresentarem alta dureza e elevada resistência ao desgaste, devem possuir, boa endurecibilidade, elevada resistência mecânica, elevada resiliência, resistência ao calor, usinabilidade razoável.
As altas durezas e resistência ao desgaste são conseguidas pelo alto teor de carbono ou pela adição de elementos de ligas que aumentam também as outras propriedades. Ex: aço ABNT O1 (Oil – Óleo), aço ABNT A2 (Air – Ar).
Influência dos elementos de liga – Examinaremos rapidamente a função e a influência dos principais elementos de liga comumente adicionados aos aços inoxidáveis.
CROMO é o elemento de liga fundamental dos aços inoxidáveis, adicionado em teores mínimos da ordem de 12%, sua função