Influência dos Elementos de Liga no Aço
1 INTRODUÇÃO 3
2 ELEMENTOS DE LIGA 3
2.2 NÍQUEL 4
2.3 CROMO 4
2.4 MOLIBDÊNIO 4
2.5 SILÍCIO 5
2.6 COBALTO 5 1 INTRODUÇÃO
De um modo geral, ao introduzir-se elementos de liga nos aços, visam os seguintes objetivos: alterar as propriedades mecânicas, aumentar a usinabilidade, aumentar a temperabilidade, conferir dureza a quente, aumentar a capacidade de corte, conferir resistência à corrosão, conferir resistência ao desgaste, conferir resistência a oxidação, modificar as características elétricas e magnéticas e/ou melhorar a soldabilidade.
Veremos aqui, em especial, as influências do Manganês, Níquel, Cromo, Molibdênio, Silício e Cobalto.
2 ELEMENTOS DE LIGA
Elementos de liga são os elementos químicos formadores das ligas metálicas, que são materiais de propriedades semelhantes às dos metais e que contêm pelo menos um metal em sua composição.
2.1 MANGANÊS
Todos os aços ferramentas comerciais contém manganês – 0,3 a 0,8% - para reduzir óxidos e evitar a fragilização a quente ocasionada pelo sulfeto de ferro. O Manganês aumenta a temperabilidade e reduz a temperatura de austenitização. Maiores teores de manganês – na faixa de 1,2 a 1,6 % - permitem a têmpera com resfriamento mais brando. Aços ferramenta podem conter até 2% de manganês, com 0,8 a 0,9 % de Carbono. Em alguns aços liga (especialmente em aços austeníticos) o manganês substitui parcialmente o níquel com a finalidade de redução de custo de produção.
Aplicações: Aço para construção mecânica.
2.2 NÍQUEL
O Níquel e o manganês reduzem a temperatura eutetóide. A temperatura de transição é reduzida progressivamente com o aumento do teor de níquel (aproximadamente 10 °C para 1% de níquel), mas a redução da temperatura de transformação no resfriamento é maior e irregular. O Níquel também causa o refino do grão e aumenta a resistência à tração.
Aplicações: aço para construção mecânica, aço inoxidável, aço resistente a altas temperaturas.
2.3 CROMO
O Cromo aumenta a