Influencia do Século 21
Aos meus conterrâneos, que habitam o mesmo planeta que eu desde o século passado, eu deixo a vocês um ponto de vista: Já se foram quase quinze anos de século XXI sem conseguirmos discernir sobre o que foi bom ou o que foi ruim nesse mar de evolução em que fomos afogados no século 20. Mesmo assim vamos precisar nadar nele agora. Nós, atuantes do século XXI, inevitavelmente ficamos com um papel de coadjuvante na linha do tempo da historia mundial, porque depois de cem anos de tanta transformação alguns resultados levam muito tempo para aparecer e alguém tem que fazer alguma coisa com eles. Somos agora responsáveis em cuidar da herança que nos foi deixada, é e claro que ficamos também com muitas contas a pagar.
Uma das partes mais ricas dessa herança carrega também o maior numero de contas a pagar—o trabalho do século XX.
Com a criação do sistema de linha de produção, viabilizou-se a produção em massa, produção essa que acabou criando o grande ditador dos valores da sociedade atual: O consumo em massa. Ele é o grande culpado pelo bombardeio de informações que recebemos todos os dias, pelo transito, pelo aquecimento global, pelo estresse entre outros males, mas também é o grande responsável por levar a evolução das coisas a uma velocidade nunca vista.
Esse modelo de consumo sugere que as coisas se renovem para que o consumidor volte a comprar novamente, seja pra trocar o seu que ficou ultrapassado, quanto pra comprar uma coisa que antes não existia. Isso nos deu computadores, celulares, televisores, entre outras facilidades que surgem e se tornam necessárias. Mas até quando isso vale a pena?
O mercado precisa trabalhar em um ritmo frenético para atender as necessidades dessa maquina de dinheiro. Quem paga o maior preço por isso são os trabalhadores, que cada dia mais deixam o papel de seres humanos de lado para dedicarem uma boa parte do seu dia sendo uma peça de uma engrenagem que garante sua sobrevivência em um jogo que ele