Cultura
CULTURA: ARTE
Pirassununga SP
2014
Arte Japonesa
A arte do Japão é constituída por antigas cerâmicas, escultura de bronze estampa em seda, papeis e pergaminhos. Mesmo com pouco contato com o mundo exterior, o país teve influencia de países vizinhos como China e Índia. Tudo gira em torno do budismo.
O suiboku-ga (pintura à tinta), mais conhecido como sumiê, à arte da pintura japonesa, tem suas bases e influências na própria arte da caligrafia chinesa. É uma técnica de pintura em preto e branco originada em mosteiros budistas da China
Embora a escultura fosse uma forma de expressão pouco eficaz, ela está relacionada também à religião, porém, acabou tendo pouca importância com a decadência do budismo tradicional, classificando-se em duas partes: sendo o primeiro a Arte Jomon que foi o primeiro tipo de arte desenvolvida no Japão, trazida pelos habitantes da região de Jomon (eram feitos para a decoração). E a segunda a Arte Nara que foi desenvolvida quando houve uma invasão asiática, e sempre relacionada à religião.
No teatro japonês engloba quatro estilos: “Noh” exige movimentos lentos e coreografados, o teatro é executado por personagens mascarados ao som de música; “Kyogen” retrata personagens com fragilidades e defeitos humanas; “Kabuki” retrata um teatro colorido e exuberante; por fim “Bunraku” que é feito com marionetes.
A música no Japão é muito eclética, emprestando instrumentos, escalas e estilos de culturas vizinhas. Muitos instrumentos como o koto, foram introduzidos no século IX e X. O karaokê é uma prática cultural muito comum.
Na dança os japoneses são mais tradicionais. As suas dançam tradicionais originaram-se na Antiguidade, como meio de manifestações, caracterizadas pelos movimentos leves e de formas peculiares. A primeira de que se tem relato foi a kagura, referentes aos Deuses da cultura japonesa. Atualmente a dança tradicional do Japão chama-se Nihon Buyou
Arte